Dica de Livro: A Menina que não sabia ler

28 Fev

Neste suspense gótico o autor tenta seguir os passos de seus mestres literários, Edgar Allan Poe e Henry James. O livro começa bem morno e vai ganhando velocidade gradualmente. Ao atingir o ponto de ebulição, porém, ele compele o leitor a seguir praticamente sem fôlego até a última página.

Embora a trama, que se passa em 1891, seja bem estruturada, c e, até certo ponto, inteligente, a história navega por uma temática mórbida, protagonizada por Florence, uma garota de doze anos, que, ao lado de seu irmão caçula Giles, reside em uma mansão sombria e repleta de mistérios.
Órfã de pai e mãe, ela dedica seu tempo e sua afetividade exclusivamente ao meio-irmão e aos livros. Criada por uma antiga governanta, a Senhora Grouse, e por alguns criados da moradia decadente, ela é desprezada pelo tio, a quem nunca conheceu pessoalmente. Ele se encarrega apenas de transmitir algumas regras para os serviçais e de contratar uma das preceptoras de Giles.
Desprovida de quaisquer valores morais, perspectivas para o futuro e instrumentos para o convívio social, Florence se refugia no tesouro literário que habita a Biblioteca, recanto que ela descobre um dia, casualmente. Apaixonada por esse universo desde o início, impedida de sequer aprender a ler – regra máxima prescrita pelo tio -, ela se transforma em autodidata e conquista, sozinha, esse conhecimento, o qual lhe abre as portas do mundo e da imaginação.
A partir deste momento, a garota passa a viver uma vida dupla. O problema é que, para defender os únicos tesouros que a vida lhe ofereceu – a esfera literária e o irmão -, ela é capaz de qualquer coisa.
A narrativa é conduzida pela própria Florence; assim, o leitor só tem uma versão da história, e é cada vez mais enredado pela protagonista. Resta saber: o que é realmente realidade e o que é mera imaginação? A jovem desconhece seu passado e sente que em Blithe, a mansão sombria, há muitas questões suspensas no ar, há vários fantasmas que pairam na atmosfera sufocante da ancestral residência.
O enredo vai se tornando mais sufocante à medida que entra em cena uma enigmática mulher, Senhorita Taylor, que substitui a antiga preceptora, morta tragicamente. Desde o primeiro instante, Florence vê nesta personagem a imagem de todos os seus medos e terrores. A garota sente o irmão cada vez mais distante e enredado pela estranha; ela mesma vai revelando facetas ocultas de sua personalidade ao se confrontar com esta criatura.
Em dado momento, o leitor passa a sentir certo estranhamento e, subitamente, a narrativa é subvertida e se transforma em um mosaico macabro, explorado pelo autor com detalhes mórbidos e desnecessários, que podem provocar angústia e aflição, sensações completamente dispensáveis, em quem percorre as páginas deste livro.
Se a intenção do escritor é provocar o leitor, retirá-lo compulsoriamente de seu escudo de indiferença, que o imobiliza diante da dor alheia, ainda há algum mérito em suas intenções, assim como o possível intento de revelar cruamente o quanto pode ser cruel o universo imaginário de uma criança legada ao completo abandono. Mesmo assim, insisto em que algumas passagens são povoadas por terríveis pormenores, que apenas contribuem para tornar a travessia desta narrativa mais árdua.
John Harding é conhecido apenas por uma produção literária, We Did On Our Holliday, no qual se baseia uma série televisiva. Ele escreve críticas literárias para o Daily Mail e reside em Londres.

16 Respostas to “Dica de Livro: A Menina que não sabia ler”

  1. erika martins 21/03/2011 às 14:01 #

    acho que voce deve continuar assi, e depois muitas portas se abrirao para voce paaaaaaaaaaaaaaaraaaabens

  2. erika martins almeida ribeiro 21/03/2011 às 14:14 #

    olha sou eu de novo,o e-mail que eu usei nao e o meu, fiz de tudo para achar algum para que eu possa lhe dizer que amei seu trabalho ,e lhe dizer que meu irmao prescisava pelo menos do resumo deste livro. Lhe agradeço, assim que puder me responda esse comentario Bye.

    • Isabelle Oliveira 21/03/2011 às 14:40 #

      Olá Erika,
      Adorei receber seus comentários… que bom que ajudei seu irmão!
      Abraços,

      • Erika Martins Almeida Ribeiro 22/03/2011 às 16:33 #

        Que bom que gostou, de ajudar a mim e a meu irmao , fico contente.Voce sabia que o seu blog foi o unico que eu conssegui para poder ajudar o meu irmao procuramos o livro mas nao consseguimos encontrar acho que voce e a unica pessoa do mundo que tenha pelo o menos o resumo dessa historia ja que e tao antiga.
        Olha queria lhe dizer que admiro voce pelo seu lindo trabalho e lhe dar os parabens.
        Continue assim que voce tem um belo futuro e nao so em blogs mas tambem como escritora.
        continue mantendo contato pois nao quero parar de converssar com uma pessoa tao inteligente e decidida
        abraços…
        ERIKA MARTINS

      • Isabelle Oliveira 22/03/2011 às 17:05 #

        Olá Erika,
        Agradeço muito o seu carinho e saiba que adorei saber que tenho uma leitora tão maravilhosa !
        Pretendo colocar outras resenhas de livros que já li, caso tenha outro livro que queira saber mais é só me enviar um e-mail com a solicitação.

        Beijos!

  3. erika martins 23/03/2011 às 13:54 #

    vejo que seu blog e ressente ,mas nao desista so por que tem os meus comentarios voce pode ir longe.

  4. Erika martins 24/03/2011 às 16:50 #

    amanha lhe mando o nome do livro que eu me enterecei

  5. erika martins 25/03/2011 às 13:52 #

    adorei os seus outros dois blogs deu para perceber que voce e de sao paulo mas voce mora tao longe eu moro em goias que distancia em
    beijos

  6. erika martins almeida ribeiro 25/04/2011 às 13:40 #

    preciso de sua ajuda .Quero que voce encontre algo como manifestaçoess populares manifestaçoes articas e a cultura de ouro verde de goias

  7. Erika Martins Almeieda Ribeiro 04/05/2011 às 16:43 #

    por que voce nao faz um site de sapatos sandalias eseria muito lega pelo que eu vi na sua foto voce tem um otimo bom gosto e um estilo incomparavel voce pensa e depois me conta se vai fazer ou nao.ha amanha vamos nos falar as 4.00da tarde em ponto hai botamos o papo em dia por que eu yive que me afastar um tempo.ok

  8. carol 07/06/2011 às 20:50 #

    Eu não entendi muitas coisas… inclusive o final!!!!

    • Isabelle Oliveira 11/06/2011 às 20:43 #

      Então Carol..o livro é muito doido mesmo, dificil de entender… Eu gostei mas reprovo algumas coisas, porque achei sem pé nem cabeça (Ainda tenho algumas indagações, duvidas sabe ) mas ele é bom. rsrsrs

      Bjos

Deixe um comentário